sábado, 14 de maio de 2011

Modelo High-Scope

O modelo High-Scope tem a sua origem na teoria de Jean Piaget, que se centra no desenvolvimento cognitivo na interacção com os objectos e com os outros pares ou adultos. Tem como principal preocupação a autonomia intelectual da criança. Este enfoque educativo integra as perspectivas intelectuais, sociais e emocionais. Este modelo integra-se mais na valência de jardim-de-infância, apesar de algumas características se direccionarem à creche. É um modelo construtivista, porque considera que o desenvolvimento e o conhecimento são construídos pelo sujeito a partir das interacções entre ele próprio e o mundo que o rodeia (objectos e pessoas).
Tem como orientação a aprendizagem activa, o ambiente físico e as rotinas. Ou seja, ambos têm de reflectir para a organização dos espaços e do tempo, embora dê mais ênfase à pedagogia de participação, através de uma grande interacção entre o adulto e a criança (em que o adulto apoia à aprendizagem de escolha e resolução de problemas e a criança é activa), tendo como resultado uma melhor verificação de quais são as principais dificuldades de cada criança. Este modelo dá enfoque à aprendizagem activa que se baseia nas relações que se estabelece com os outros e nas explorações com os materiais do quotidiano. Esta aprendizagem é o conceito chave do high-scope. Neste modelo pedagógico é dado grande interesse à amplitude do espaço e à existência de centros de interesse, mas o espaço central é muito importante para que as crianças possam alargar as suas brincadeiras.
O modelo High/Scope é um dos mais indicados e deve servir como um bom exemplo de trabalho para todos os educadores/professores.
Rotinas diárias: planeamento, trabalho, revisão da actividade e tempo em pequeno e grande grupo;
Ambiente de aprendizagem: áreas definidas;
Avaliação: trabalho em equipa, planificação e avaliação das actividades.

1 comentário:

  1. Este modelo parte do princípio que a criança aprende, fazendo. Faz sentido uma aprendizagem activa por oposição à pedagogia transmissiva,ou seja, a criança vai construindo o seu conhecimento à medida que vai fazendo as suas explorações e tendo as suas experiências.A criança primeiro faz, aprende e só depois memoriza.

    ResponderEliminar