Formação
"Um professor ensina mais aquilo que é, do que aquilo que ensina"
George Mauco in Psicanálise e Educação
Educação Escolar
"O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele"
Immanuel Kant
Avaliação de desempenho
"Teria maior confiança no desempenho de um homem que espera ter uma grande recompensa do que no daquele que já a recebeu"
Voltaire
Avaliação
"Todos os espíritos são invisíveis para os que não o possuem, e toda a avaliação é um produto do que é avaliado pela esfera cognitiva de quem avalia".
Schopenhauer, Arthur
Didáctica
"Um professor ensina mais aquilo que é, do que aquilo que ensina"
George Mauco in Psicanálise e Educação
Educação Escolar
"O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele"
Immanuel Kant
Avaliação de desempenho
"Teria maior confiança no desempenho de um homem que espera ter uma grande recompensa do que no daquele que já a recebeu"
Voltaire
Avaliação
"Todos os espíritos são invisíveis para os que não o possuem, e toda a avaliação é um produto do que é avaliado pela esfera cognitiva de quem avalia".
Schopenhauer, Arthur
Didáctica
"A técnica de estimular, dirigir e encaminhar, no decurso da aprendizagem, a formação do homem".
Aguayo
Aguayo
Ensinamentos de Coménius
"A arte de ensinar não exige mais que uma disposição técnicamente bem feita do tempo, das coisas e do método.
John Coménius"
Currículo
"O esboço criativo de um curriculo faz parte das competências de qualquer educador. A inspiração é pessoal e única, mas o processo de esboçar um curriculo requer uma série objectiva de decisões, unidas por uma consistência lógica... Para o artista, o esboço "é a organização de partes num todo coerente"
S. Schwartz e H. Robinson
Avaliação
"Ao nível das intenções, eu tenho que ser flexivel na forma como conduzo ou como organizo as situações de aprendizagem. Ao nível do fazer eu tenho de ter instrumentos que me permitam recolher informações, interpretá-las e tomar decisões sobre elas, no sentido do apoio aos alunos. Tarefa impossível? Tarefa difícil? Se calhar, não é tanto como parece à primeira vista."
Jorge Pinto (1999)
Competências
"As competências elementares (...) não deixam de ter relação com os programas escolares e com os saberes disciplinares: elas exigem noções e conhecimentos de matemática, geografia, biologia, física, economia, psicologia; supõem um domínio da língua e das operações matemáticas básicas; apelam para uma forma de cultura geral que também se adquirem na escola."
Phillippe Perrenoud (1999)
Sistema Educativo
"É o conjunto de meios pelo qual se concretiza o direito à educação, que se exprime pela garantia de uma permanente acção formativa orientada para favorecer o desenvolvimento global da personalidade, o progresso social e a democratização da sociedade".
Art.1º- Lei de Bases do Sistema Educativo
Educação
"É no problema de educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade".
Comenius
Ensino
"É aquele processo intencional e planeado, para facilitar que determinados indivíduos se apropriem criativamente de alguma porção de saber, com intenção de elevar a sua formação. O ensino pode ser formal e não formal, escolar ou desescolarizado".
Rafael Ochoa Flórez:1997
Relação Educativa
"A educação é uma relação entre dois ou mais seres humanos e essa relação localiza-se na encruzilhada do processo educativo, o ponto onde converge todo o saber pedagógico"
Gaston Mialaret
Modelo Curricular High-Scope
"As crianças aprendem melhor num ambiente estimulante mas organizado, no qual podem fazer escolhas e agir sobre elas”.
(HOHMAN, BANET Weikart, A Criança em Acção).
“O conhecimento não emerge dos objectos ou da criança, mas das interacções que se estabelecem entre a criança e esses objectos”
(PIAGET, 1969).
"As crianças activas precisam de espaços organizados e equipados com materiais que promovam a aprendizagem activa”
(HOHMAN, 1995).
Projecto Educativo
"Documento vértice e ponto de referência, orientador de toda a actividade escolar, baseado na participação (...)"
(ALBALAT, 1989)
Ensino
"É aquele processo intencional e planeado, para facilitar que determinados indivíduos se apropriem criativamente de alguma porção de saber, com intenção de elevar a sua formação. O ensino pode ser formal e não formal, escolar ou desescolarizado".
Rafael Ochoa Flórez:1997
Relação Educativa
"A educação é uma relação entre dois ou mais seres humanos e essa relação localiza-se na encruzilhada do processo educativo, o ponto onde converge todo o saber pedagógico"
Gaston Mialaret
Modelo Curricular High-Scope
"As crianças aprendem melhor num ambiente estimulante mas organizado, no qual podem fazer escolhas e agir sobre elas”.
(HOHMAN, BANET Weikart, A Criança em Acção).
“O conhecimento não emerge dos objectos ou da criança, mas das interacções que se estabelecem entre a criança e esses objectos”
(PIAGET, 1969).
"As crianças activas precisam de espaços organizados e equipados com materiais que promovam a aprendizagem activa”
(HOHMAN, 1995).
Projecto Educativo
"Documento vértice e ponto de referência, orientador de toda a actividade escolar, baseado na participação (...)"
(ALBALAT, 1989)