Representação criativa
- Reconhecer objetos através da imagem do som, do tato, do sabor e do cheiro;
- Imitar ações e sons;
- Relacionar reproduções, imagens e fotografias com locais e objetos reais;
- Fazer-de-conta e representar papéis;
- Fazer reproduções com barro, blocos e outros materiais;
- Desenhar e pintar.
- Falar com outros acerca de experiências pessoais significativas;
- Descrever objetos, acontecimentos e relações;
- Tirar prazer da linguagem: ouvir histórias e poemas, inventar histórias e rimas;
- Escrever de diversas formas: desenhar, garatujar, formar grafismos, soletrar de formar inventiva, utilizar formas convencionais;
- Ler de diversas formas: leitura de livros de histórias, de sinais e de símbolos, leitura pessoalizada;
- Ditar histórias.
Iniciativa e Relações Interpessoais
- Fazer e expressar escolhas, planos e decisões;
- Resolver problemas surgidos durante a brincadeira;
- Responsabilizar-se pelas suas próprias necessidades;
- Expressar sentimentos através da palavra;
- Participar nas rotinas do grupo;
- Ser sensível aos sentimentos, interesses e necessidades dos outros;
- Construir relações com as outras crianças e com os adultos;
- Criar e experimentar jogos cooperativos;
- Lidar com o conflito interpessoal.
- Movimentar-se sem locomoção (movimentação com apoio: dobrar-se, rodar, balançar-se e mexer os braços);
- Movimento com locomoção (movimento sem apoio: correr, saltar, rodar, saltar ao pé coxinho, pular, marchar, subir);
- Movimentar-se transportando objetos;
- Expressar criatividade através do movimento;
- Descrever o movimento;
- Mover-se de acordo com instruções;
- Sentir e expressar um compasso constante;
- Movimento sequencial de acordo com um compasso definido.
- Mover-se ao som de música;
- Explorar e identificar sons;
- Explorar a voz a cantar;
- Desenvolver melodias;
- Cantar canções;
- Tocar instrumentos musicais simples;
- Explorar e descrever semelhanças, diferenças e atributos dos objetos;
- Distinguir e descrever formas;
- Ordenar e fazer correspondências;
- Utilizar e descrever objetos de diferentes maneiras;
- Atender cognitivamente a mais do que um atributo em simultâneo;
- Diferencias entre "alguns" e "todos";
- Descrever as características que um objeto não possui ou a classe a que não pertence.
- Comparar atributos (mais comprido/mais curto, maior/menor);
- Dispôr vários objetos uns a seguir aos outros numa série ou padrão e descrever as relações entre eles (grande/maior/maior de todos, vermelho/azul/vermelho/azul);
- Fazer corresponder um conjunto dfe objetos ordenados a um outro conjunto de objetos por tentativa e erro (chávena pequena - pires pequeno/chávena média - pires médio/chávena grande-pires grande)
- Comparar o número de objetos em dois conjuntos para determinar "mais", "menos" e "número igual";
- Ordenar dois conjuntos de objetos efectuando uma correspondência um a um;
- Contar objetos.
- Encher e esvaziar;
- Encaixar e separar coisas;
- Re-ordenar e dar nova forma aos objetos (embrulhar, torcer, esticar, amontoar, introduzir);
- Observar as pessoas, os locais e os objetos de diferentes pontos de vista espaciais;
- Experimentar e descrever posições, direções e distâncias no espaço da brincadeira, no das construções e nas proximidades do Jardim de Infância;
- Interpretar as relações espaciais em desenhos, gravuras e fotografias.
- Paragem e começo de uma ação a um sinal dado;
- Experiência e descrição de movimentos com diferentes ritmos;
- Experiência e comparação de intervalos de tempo;
- Antecipação, lembrança e descrição de sequências de acontecimentos.
Sem comentários:
Enviar um comentário