segunda-feira, 21 de novembro de 2011

As experiências-chave da abordagem pré-escolar HIGH/SCOPE

"As experiências-chave pré-escolares são uma série de descrições de ações típicas inerentes ao desenvolvimento social, cognitivo e físico das crianças com idades compreendidas entre os dois anos e meio e os cinco anos."

Representação criativa
  • Reconhecer objetos através da imagem do som, do tato, do sabor e do cheiro;
  • Imitar ações e sons;
  • Relacionar reproduções, imagens e fotografias com locais e objetos reais;
  • Fazer-de-conta e representar papéis;
  • Fazer reproduções com barro, blocos e outros materiais;
  • Desenhar e pintar.
Linguagem e literacia

  • Falar com outros acerca de experiências pessoais significativas;
  • Descrever objetos, acontecimentos e relações;
  • Tirar prazer da linguagem: ouvir histórias e poemas, inventar histórias e rimas;
  • Escrever de diversas formas: desenhar, garatujar, formar grafismos, soletrar de formar inventiva, utilizar formas convencionais;
  • Ler de diversas formas: leitura de livros de histórias, de sinais e de símbolos, leitura pessoalizada;
  • Ditar histórias.

Iniciativa e Relações Interpessoais

  • Fazer e expressar escolhas, planos e decisões;
  • Resolver problemas surgidos durante a brincadeira;
  • Responsabilizar-se pelas suas próprias necessidades;
  • Expressar sentimentos através da palavra;
  • Participar nas rotinas do grupo;
  • Ser sensível aos sentimentos, interesses e necessidades dos outros;
  • Construir relações com as outras crianças e com os adultos;
  • Criar e experimentar jogos cooperativos;
  • Lidar com o conflito interpessoal.
Movimento

  • Movimentar-se sem locomoção (movimentação com apoio: dobrar-se, rodar, balançar-se e mexer os braços);
  • Movimento com locomoção (movimento sem apoio: correr, saltar, rodar, saltar ao pé coxinho, pular, marchar, subir);
  • Movimentar-se transportando objetos;
  • Expressar criatividade através do movimento;
  • Descrever o movimento;
  • Mover-se de acordo com instruções;
  • Sentir e expressar um compasso constante;
  • Movimento sequencial de acordo com um compasso definido.
Música

  • Mover-se ao som de música;
  • Explorar e identificar sons;
  • Explorar a voz a cantar;
  • Desenvolver melodias;
  • Cantar canções;
  • Tocar instrumentos musicais simples;
Classificação

  • Explorar e descrever semelhanças, diferenças e atributos dos objetos;
  • Distinguir e descrever formas;
  • Ordenar e fazer correspondências;
  • Utilizar e descrever objetos de diferentes maneiras;
  • Atender cognitivamente a mais do que um atributo em simultâneo;
  • Diferencias entre "alguns" e "todos";
  • Descrever as características que um objeto não possui ou a classe a que não pertence.
Seriação

  • Comparar atributos (mais comprido/mais curto, maior/menor);
  • Dispôr vários objetos uns a seguir aos outros numa série ou padrão e descrever as relações entre eles (grande/maior/maior de todos, vermelho/azul/vermelho/azul);
  • Fazer corresponder um conjunto dfe objetos ordenados a um outro conjunto de objetos por tentativa e erro (chávena pequena - pires pequeno/chávena média - pires médio/chávena grande-pires grande)
Número

  • Comparar o número de objetos em dois conjuntos para determinar "mais", "menos" e "número igual";
  • Ordenar dois conjuntos de objetos efectuando uma correspondência um a um;
  • Contar objetos.
Espaço

  • Encher e esvaziar;
  • Encaixar e separar coisas;
  • Re-ordenar e dar nova forma aos objetos (embrulhar, torcer, esticar, amontoar, introduzir);
  • Observar as pessoas, os locais e os objetos de diferentes pontos de vista espaciais;
  • Experimentar e descrever posições, direções e distâncias no espaço da brincadeira, no das construções e nas proximidades do Jardim de Infância;
  • Interpretar as relações espaciais em desenhos, gravuras e fotografias.
Tempo

  • Paragem e começo de uma ação a um sinal dado;
  • Experiência e descrição de movimentos com diferentes ritmos;
  • Experiência e comparação de intervalos de tempo;
  • Antecipação, lembrança e descrição de sequências de acontecimentos.
HOMANN, Mary; WEIKART, David P. (1997), Educar a Criança, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian

Sem comentários:

Enviar um comentário